Premium Dermo Esthetic

DICAS DE BELEZA

ver todas as dicas
Como lavar o rosto: 5 dicas de dermatologista que fazem toda a diferença na pele22/06/2015

Como lavar o rosto: 5 dicas de dermatologista que fazem toda a diferença na pele

Apesar de ser um cuidado simples com a pele, lavar o rosto é uma prática fundamental para manter o rosto livre da oleosidade excessiva e do problema comum de acne adulta.

Mônica Aribi, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, lista o que fazer para lavar o rosto de maneira eficaz.

 

Sabonete

De acordo com a especialista, usar no rosto produtos para outras áreas do corpo é um dos erros comuns na hora de lavar o rosto. “Sabonetes líquidos ou em barra são os mais indicados e devem respeitar a particularidade do tipo de pele. Para a pele oleosa, os melhores são aqueles com ácido salicílico e zinco em sua fórmula, enquanto para a pele seca a substância indicada é o hidroxiprozilane”, explica.

 

Quantas vezes lavar

A dermatologista explica que para evitar o acúmulo de resíduos e não estimular a produção exagerada das glândulas sebáceas, o ideal é lavar o rosto de duas a três vezes ao dia. “O truque para manter a pele fresca e complementar a lavagem do rosto, é usar um tônico”, ensina.

 

Temperatura da água

A água quente resseca a pele, o que acaba aumentando a atividades das glândulas sebáceas e resultando em uma incômoda oleosidade excessiva. Segundo Mônica, na hora de lavar o rosto é importante que a água esteja em uma temperatura de morna a fria. “A água quente também estimula o aparecimento de vasinhos”, ressalta.

 

Secar o rosto

A especialista explica que secar o rosto do jeito certo também é fundamental para garantir a saúde da pele. O truque é não esfregar o tecido no rosto e usar leves batidinhas para absorver a água. “Toalhas com tecidos abrasivos devem ser evitadas ao máximo”, diz.

 

Lavar o rosto no banho

Ainda de acordo com a dermatologista, o hábito de lavar o rosto no banho não é prejudicial desde que seja usado o produto adequado, que a água do chuveiro não esteja muito quente.  

 

Fonte: http://www.mulher.com.br/